A Cátedra Paulo Freire: Educação para Sustentabilidade, tem origem a partir do estágio Pós-Doutoral da Professora Monica Lopes Folena Araújo (UFRPE) sob a supervisão da Professora Maria Inêz de Oliveira Araújo (UFS) e está vinculada ao Departamento de Educação da UFRPE.
Integram a Cátedra cursos de pós-graduação:
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Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (mestrado e doutorado)
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Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (mestrado).
E grupos de pesquisa:
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Grupo de Pesquisa em Formação e Prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia (FORBIO/UFRPE);
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Grupo de Pesquisa O Lugar da Interdisciplinaridade no Discurso de Paulo Freire (UPE/UFRPE/FACIG/Faculdade Santa Helena);
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Grupo de Estudos em Educação Ambiental, Docência e Contemporaneidade (GEEADC/UFRPE)
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Grupo de Pesquisa em Educação Sonora (GPES/UFRPE);
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Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental de Sergipe (GEPEASE/UFS);
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Grupo de Estudos em Dialética, Hermenêutica, Dialogicidade e Complexidade no Ensino de Ciências (UFRPE/UAST).
A Cátedra Paulo Freire da UFRPE, espaço de ensino, pesquisa e extensão chega para complementar as outras oito existentes no Brasil, com o diferencial de ter como norte o tema Educação para a sustentabilidade. A instância - considerada a cadeira máxima de uma instituição de ensino - funciona no Departamento de Educação (Ded) do Campus Dois Irmãos. A Cátedra foi inaugurada integrando a programação do X Colóquio Internacional Paulo Freire, que ocorreu na UFPE.
Com a Cátedra, a UFRPE busca preencher a lacuna da sustentabilidade nos trabalhos de orientação freireana e envolve as sustentabilidades social, política, econômica e educacional. O diálogo na UFRPE para a formação da instância freireana surgiu a partir da pesquisa de pós-doutorado da professora Dra. Monica Folena, na época, diretora do Departamento de Educação. A professora Monica estudou como as cátedras, centros e institutos sobre Paulo Freire no Brasil envolvem a temática da sustentabilidade.